PARA ONDE VAMOS

Como forma de viabilizar nossa pesquisa pelo Brasil e difundir os fazeres brasileiros, lançamos o MÃOS Ateliê Itinerante, uma marca social com peças cocriadas com algumas das comunidades artesãs por onde passamos. Sua comercialização é feita seguindo as práticas do comércio justo, onde o lucro é revertido para a sustentabilidade e financiamento do próprio projeto e ações locais.

Porque o mundo está cheio de coisas! Adquirir um produto hoje, vai muito além da análise de sua forma e função. Conhecer e valorizar sua origem - por quem, onde e como foi feito - é sinal de consciência e afeto em tempos de acesso informacional.

MIRA é a nossa homenagem às mestras de ofício! Para que elas sejam sempre 'sujeito' e não 'objeto', nossa intenção não é modificar sua identidade local, mas superar as limitadas distinções entre arte, artesanato ou design. Transcender, preservar e somar, juntas.

{ experiências de consumo mais humanas e participativas }

QUEM SOMOS

Um retalho de diferenças.
Estamos distantes, em espaço e consciência, de muitos de nossos Brasis. Para aproximar essas lacunas em branco, elegemos o feito à mão como guia.

Enxergamos o artesanato como um manifesto local que exprime contextos sociais, políticos, culturais, ambientais ou espirituais complexos, e que se mantêm influências vivas transitando entre o ancestral e o contemporâneo.

Por meio de imersões, encontros e prosas, queremos ser um canal para as vozes dessas mulheres, brasileiras, artesãs, lideranças, autoras de saberes e protagonistas de suas histórias.

{ conhecer a si mesmo é antes, se reconhecer no outro }

 
 
 
COMO FAZEMOS

Diante dos diferentes contextos e demandas locais de cada comunidade artesã, buscamos aprender com a vanguarda a construção de futuros possíveis.
 

As ações visam: 

  • criação de espaço de fala - reverter os padrões coloniais e desmarginalizar discursos vulneráveis; 

  • reconexão com nossa ancestralidade - compreender o passado para transformar o presente;

  • transmissão dos saberes e fazeres tradicionais às gerações construtoras do amanhã - evitar a descaracterização ou desaparecimento de nosso patrimônio cultural imaterial e preservar relações intergeracionais de valor.

{ diagnóstico traçado pela troca e vivência local }

 
JUNT@S, VAMOS MAIS LONGE!

Queremos cocriar o MÃOS com você. Saiba como fazer parte do movimento aqui:

  pesquisa sociocultural
desenvolvimento
local
feito à mão
por elas!
comércio justo
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook

MÃOS - Movimento de Artesãs e Ofícios | CNPJ 260573920001-19 | Rua Guandu, 44, cj 21 - Vila Regente Feijó, São Paulo, SP - CEP 03335-130
Contato MÃOS Ateliê: atelie@maos.art.br | 11 99437 0510 | para encomendas, entrega em até 50 dias no Brasil | todos os direitos reservados